quarta-feira, 25 de setembro de 2019

Sugestões de atrações culturais para sua Feira do Livro

Compartilhe Compartilhe!


As Feiras do Livro são eventos que enaltecem uma das principais ferramentas de transformação social: a leitura! 
Nosso carinho e atenção especial estão voltados para este tipo de evento. Preparamos espetáculos teatrais, contações de histórias, workshops de formações para professores (que podem tornar-se micro oficinas para crianças e adolescentes) animadores de eventos e atividades recreativas. É possível que existam outras demandas que não estejam presentes nesta proposta, não deixe de solicitar!
Estaremos sempre prontos para atendê-los!

Confira a descrição de cada atração:

Espetáculos:
Veja mais fotos e descrições de cada espetáculo clicando aqui.


“O Encantado mundo literário de Bentinho”

Estimular a leitura é um desafio constante e imprescindível, dela muito depende a evolução de um povo. A maneira como apresentamos uma proposta a uma criança faz toda a diferença, logo se o hábito da leitura for apresentado como algo divertido, como um
instrumento de liberdade a absorção deste hábito será facilitada. Espetáculo indicado para
apresentações em ambientes fechados ou de circulação restrita, especialmente para feiras do livro, seminários, jornadas literárias e qualquer evento associado à literatura.

Sinopse:
Bentinho é um menino que está sendo alfabetizado e descobrindo o fantástico mundo dasletras, de seus sons, e as incríveis histórias que saltam misteriosamente dos livros que suaamiga Aninha a Contadora de Histórias traz para as tardes de diversão.São histórias contadas com ferramentas lúdicas como fantoches, marionetes, sombras,objetos e mímicos irreverentes que interagem com a plateia provocando muita diversão.Ao longo da peça são enaltecidas de várias formas as diversas vantagens de desenvolver ohábito da leitura, além da possibilidade de incluir no espetáculo a obra homenageada noevento em caso de feiras do livro. Sempre buscando uma abordagem lúdica, divertida eencantadora.
Ficha técnica
Autor: Julinéia Fochesatto
Gênero: Aventura
Classificação: para toda a família
Duração: 50min.
Direção: Julinéia Fochesatto.


“Os Saltimbancos” 

Espetáculo musical, que exala luxo e o movimento! Sua polivalência surpreende! O público infantil interessa-se pelos personagens animais de interpretação cômica, o expectador mais culto saberá que se trata de uma adaptação de Chico Buarque de Holanda de um dos clássicos da literatura mundial que ilustram momentos históricos como a ditadura militar, a revolução industrial e o feudalismo. O público mais simples se encanta com o movimento das diversas coreografias e pelo modo leve que o espetáculo desliza!

Sinopse:
Mundialmente conhecida a história clássica dos Irmãos Grimm: "Os Músicos de Bremen",adaptado por Chico Buarque de Holanda conta a jornada de quatro animais (o jumento, ocachorro, a galinha e a gata) abalados pela ingratidão de seus donos, resolvem fugir e seencontram na difícil missão de entender o mundo e seguir seu caminho (resolvem sermúsicos) sem o comando de seus patrões, afinal agora estão por sua conta e risco e tem odesafio de conviver em grupo, vencer os medos, superar os obstáculos e principalmenteentender a responsabilidade que existe por traz da liberdade.A peça une música, coreografias e interpretação. Com figurinos deslumbrantes, maquiagem linda, com nove músicas interpretadas e coreografadas por sete atores e bailarinos.
Ficha Técnica
Gênero: Musical.
Classificação: Para toda a família
Autor: Os irmãos Grimm, adaptação de Chico Buarque de Holanda.
Duração: 50 min
Direção: Julinéia Fochesatto.


“Por que choras palhaço ?”
Comédia "pastelão" de situação que se aproveita dos clássicos personagens da interpretação Clownesca tão admirados pelo público infantil. Os palhaços carregam consigo a doçura da ingenuidade ao interagir com o público em cenas hilárias, o espetáculo assume facilmente caráter educativo agregando temas como a reciclagem, boas maneiras, etc. Sugere movimento, alegria, diversão!

Sinopse:
O palhaço Kablin está chorando sem parar e seus amigos já fizeram de tudo para descobrir, mas não conseguem saber o que o faz chorar tanto, então resolvem apelar pela maluca ajuda do Dr. Gandaia! Ele com seus métodos nada convencionais, entre tombos e trapalhadas, descobre o diagnóstico: Kablin esta apaixonado! Mas não sabe por quem! Resolvem trocar-lhe o coração numa cirurgia inusitada que envolve ferramentas arriscadíssimas com serrote, tesouras, injeções e agulhas gigantes entre outros instrumentos hilários. No fim Kablin descobre que além de amar alguém, precisamos também amar nosso planeta! E cuidar muito bem de nosso ninho.
Ficha Técnica
Autor: Marcondys França
Gênero: Comédia de situação.
Classificação: Infantil (até 10 anos)
Duração: 45min.
Direção: Julinéia Fochesatto.


“As desventuras do Sr. Vampíricos”
Comédia romântica, "pastelão" de situação que valoriza a diversidade e suas manifestações no amor! Enaltece a riqueza das diferenças nos costumes, condições sociais, econômicas e intelectuais. Espetáculo de um humor despretensioso com personagens realmente bizarros, afinal o amor não escolhe! Acontece!

Sinopse:
César Vampiricus é um descendente da mais alta linhagem dos vampiros sugadores, mas como nobreza não põe a mesa César está em plena decadência, tanto que seus criados o abandonaram e ele precisou até vender o seu caixão.Sua vida muda quando recebe a visita de um estranho ser a procura de emprego, trata-se de Bondadis Supremus que é meio surdo e se comunica com uma linguagem praticamente incompreensível e altamente cômica. Na dúvida e na condição de não receber salário César contrata Bondadis e aí começa a confusão principalmente quando Bondadis é incumbido de encontrar uma namorada para seu chefe vampiro. Por ironia César apaixona-se pela irmã de Bondadis: Vegetania Integralis uma bela moça vegetariana!É uma esquete muito dinâmica que interage em vários momentos com a plateia e reserva humor do inicio ao fim!
Ficha Técnica:
Autor: Gabriela Rabello
Gênero: Comédia de situação.
Classificação: Juvenil-adulta
Duração: 45min.
Direção: Julinéia Fochesatto.


“O Encantado Mundo de Bentinho em: Boas práticas para um mundo sustentável!”

Um espetáculo que se usa das técnicas do teatro de animação: sombras, marionetes, fantoches, animação com objetos, aproveita-se da irreverência da pantomima, tudo cabe na efervescente curiosidade de Bentinho, um boneco falante que conduz a peça e que tudo deseja saber!

Sinopse:
Bentinho está em seu primeiro ano na escola e teve uma aula especial sobre o meio ambiente, e ficou impressionado com o tamanho do mundo. Também passou a observar o seu funcionamento e tudo que o cerca, mas o menino não entende por que algumas pessoas não cuidam do planeta como a casa de todos, também não entende porque as pessoas “grandes” não economizam água, jogam lixo na rua e nos rios e neste questionamento segue o espetáculo, numa mistura de informação com ludicidade.A cada história um jeito diferente, uma nova surpresa, um novo encantamento, esse é o universo de Bentinho e da fadinha Marisol que pode ser compartilhado com seu público em seu evento.
Ficha Técnica
Autor: Julinéia Fochesatto
Gênero: História de situação
Classificação: para toda a família
Duração: 45min.
Direção: Julinéia Fochesatto.
Público Alvo: Contempla desde as séries iniciais aos 10 anos.


“O encantado mundo de Bentinho: Em as lendas de nosso pago”

O Espetáculo propõe uma viagem pelos principais pontos da história desde a chegada dos primeiros Guaranis até o episódio da Revolução Farroupilha.

Sinopse: 
Bentinho é um garoto muito curioso, adora novas histórias e quer saber de tudo o que houve falar. Soube que logo chegaria a Semana Farroupilha, como Bentinho está em seu primeiro ano na escola ainda não sabe de todas as coisas, conta com a ajuda de sua amiga Aninha para esclarecer sua curiosidade, ela, sempre atenciosa e criativa, conta-lhe das riquezas do folclore gaúcho e juntos fazem um passeio pelas lendas de nosso povo. O espetáculo enaltece como o estado leva com naturalidade o respeito e culto às tradições e vive de um modo contemporâneo em contato direto com as inovações tecnológicas, os hábitos e costumes do modernismo. Uma lição de um povo que evolui e valoriza sua história.
Ficha Técnica:
Autor: Julinéia Fochesatto
Gênero: ficção.
Classificação: Infantil
Duração: 45 min.
Direção: Julinéia Fochesatto
Público Alvo: Para todas as faixas etárias.

Outras atividades:

Contação de Histórias:

Conceito: Para uma criança ouvir uma história equivale a receber um carinho, remete a lembranças das vovós contadeiras de histórias ou aos pais contando histórias para dormir. Sempre será uma forma de incentivar a leitura, inserir valores e aproximar as relações.
São 04 personagens distintos que contam suas histórias através de 04 diferentes técnicas
teatrais.

Descrição de cada personagem e história:


A fadinha Marisol e o teatro de objetos
História que incentiva a sustentabilidade, o consumo consciente e instiga para a reciclagem lúdica e criativa, os personagens da história são construídos com sucatas e objetos do cotidiano, agregando uma surpreendente utilidade àqueles objetos que passam despercebidos ao nosso condicionado olhar.

A gueixa Ching e o teatro de Sombras
A própria técnica do teatro de sombras tem origem no Oriente, fonte de inspiração para essa história. Entender que vivemos em comunidade, que nosso corpo é a casa de nossos sonhos, que o lugar onde vivemos completa o ciclo de equilíbrio entre corpo, mente e ambiente é o objetivo desta proposta. Que é necessário promover a saúde de nossas emoções, de nosso corpo e do lugar onde residimos, que é preciso direcionar nossa energia para o bem próprio e comum, que nossas ações nunca são isoladas, que tudo reage e reflete, o que vai volta e assim colhemos o que plantamos.


A menina Aninha Contadora de Histórias e o teatro de marionetes
A literatura será sempre a inspiração desta historia, Aninha é uma menina que tem consciência de como a leitura transforma vidas e promove a educação. Os livros são portas escancaradas para a liberdade e a autonomia que o conhecimento propiciam. Quem lê se comunica bem. Quem lê se atenta para as coisas encantadoras do mundo e não para as que levam ao mau caminho. A personagem usa-se da técnica do teatro de marionetes para ilustrar sua performance e provocar o encantamento. O convite para a evolução, para a paixão pelo conhecimento são a força motriz deste roteiro.


A menina Felipa Bagunceira e o teatro de fantoches
Esta história aborda os conflitos da infância, o bullying cotidiano e a dificuldade de interpretar diferenças como riqueza de diversidade e não como minorias. Busca evidenciar que cada um tem um talento especial a desenvolver e que cada um tem um alguém muito legal dentro de si, apesar de em muitas situações este lado estar adormecido ou mesmo amedrontado. A valorização da autoestima, o amar-se o acreditar em suas ideias! Esta é a
mensagem desta história.

Atividades Recreativas:
Veja mais fotos e descrições clicando aqui.


Esculturas de balões
As tradicionais esculturas de balões nos seus mais variados formatos a serem distribuídas gratuitamente para as crianças no evento. Ótima opção de atração complementar.

Descrição: O recreacionista, além das esculturas prontas antecipadamente de modo à dinamizar a atração evitando filas, segue confeccionando as esculturas em caráter de exibição. São duas possibilidades: esculturas simples com o uso de um balão (espadas, cachorrinhos, corações, capacetes, joaninhas, girafas) e esculturas elaboradas com o uso de vários balões (flores, pantera cor-de-rosa, aranhas, polvo, entre outras opções à combinar).


Maquiagem Artística
Muito concorridas pelas crianças, as maquiagens artísticas são sempre muito bem recebidas pelas crianças que tem a ilusão de estar fazendo uma tatuagem. Ideal como
atração complementar.

Descrição: Os recreacionistas atendem o evento dentro de duas possibilidades: maquiagens simples e menores (corações, flores, borboletas, dragões) e
maquiagens complexas (borboletas de rosto inteiro, mascaras de super heróis, olhos de fadas, felinos de rosto inteiro e demais possibilidades de maquiagens que se aprofundam nos detalhes e são de maior proporção).


Oficina de Origami
Na oficina de origami, são demostrados os origamis mais populares e para pequenos grupos é possível fazer momentos de instrução para aprendizado da técnica, além da apresentação da história do surgimento da técnica.


Museu da brincadeira
Esta atração pretende ser um espaço de resgate e de experimentação daqueles brinquedos e brincadeiras do tempo dos avós, ela pode configura-se como uma
gincana ou espaço de experimentação espontânea.

Palestras para formação de professores e estudantes:
Veja mais fotos e descrições clicando aqui


Palestra show de Estratégia de Comunicação para Professores:

Matilde, a Top em: Desafios da comunicação no convívio escolar!

A atriz Julinéia Fochesatto interpreta a personagem: “Matilde, a Top”, ela se auto intitula a palestrante mais famosa Brasil.
Dentro desta dinâmica bem humorada, a fim de deixar o ambiente mais leve, divertir e informar, a atriz usa de sua experiência de 11 anos de direção teatral e interpretação no palco e usa-se do objeto de seu estudo constante, para salientar a necessidade de saber se comunicar. A qualidade do que se diz e especialmente como se diz.
Equivalente, a saber, como conquistar, sensibilizar, harmonizar e entusiasmar sua plateia quando está no palco. Pois o professor  também é um artista que entra em cena toda vez que adentra a sala de aula, precisa envolver e conquistar para si seu público, deixar o terreno pronto para lançar suas sementes. A pretensão desta palestra é sensibilizar para a mensagem que cada professor transmite ao mundo com suas atitudes, sua expressão corporal, com o tom de sua voz, com a expressão de seu olhar, sugerir uma polidez, elegância e ludicidade.

Apresentação: A comunicação corporal e verbal é um determinante para a qualidade do serviço prestado por professores auxiliares e atendentes. A mesma mensagem pode ser dita de modo elegante e construtivo ou pode tornar-se um desafeto e criar resistências que impedem a melhoria do ensino, já que este depende das relações entre escola, família e comunidade. A palestra de estratégias de comunicação pretende ensinar métodos claros e objetivos de como melhorar a comunicação cotidiana.

Metodologia: O estudo é dividido em três fases: inicia pela identificação dos comportamentos característicos de cada geração, os seus pontos de atrito ou convergência, bem como a arte de conciliar os diferentes jeitos de pensar e agir.
Na segunda fase são abordadas as diferentes inteligências (canais de aprendizado) e jeitos de aprender, para que os profissionais saibam direcionar atividades que contemplem a multiplicidade.
Na terceira abordaremos dicas praticas de como lidar com conflitos entre alunos e professores, entre escola e família, entre os próprios alunos, situações de objeção, postura de trabalho, autonomia e liderança em sala de aula.

Duração: 3h00min com intervalo de 15 minutos a serem combinados conforme o andamento do trabalho.
Necessidades físicas: Data show, microfone, pasta com 10 folhas avulsas para anotações e canetas (para o público), água para palestrante, preferencialmente em um ambiente com climatização e boas acomodações para que os participantes estejam confortáveis.

Palestra show de estratégia da Comunicação para estudantes


Tilde, a Top em: Papo Direto!

Proposta/conceito: A atriz Julinéia Fochesatto interpreta o personagem: “Matilde, a Top”, ela se auto intitula a palestrante mais famosa Brasil.
Dentro desta dinâmica bem humorada, a fim de deixar o ambiente mais leve, divertir e informar, a atriz usa de sua experiência de 11 anos de direção teatral e interpretação no palco e usa-se do objeto de seu estudo constante, para salientar a necessidade de saber se comunicar. A qualidade do que se diz e especialmente como se diz.
A pretensão desta palestra é sensibilizar para a mensagem que cada pessoa transmite ao mundo com suas atitudes, sua expressão corporal, com o tom de sua voz, com a expressão de seu olhar, sugerir uma polidez, elegância e eficácia.

Apresentação: A comunicação corporal e verbal é um determinante para o bom desempenho do aluno que inicia sua experiência individual, acadêmica e profissional. A mesma mensagem pode ser dita de modo elegante e eficiente ou pode tornar-se uma barreira em sua evolução. A palestra de estratégias de comunicação pretende ensinar métodos claros e objetivos de como melhorar a comunicação nesta fase tão decisiva que depende de tanto apoio.

Metodologia: O estudo é dividido em três fases: inicia pela identificação dos comportamentos característicos de cada geração, os seus pontos de atrito ou convergência, bem como a arte de conciliar os diferentes jeitos de pensar e agir que encontrará em breve no mercado de trabalho.
Na segunda fase são abordadas as diferentes inteligências (canais de aprendizado) e jeitos de aprender, para que o jovem se identifique e compreenda qual é a melhor forma de estudar.
Na terceira abordaremos dicas práticas de como portar-se em uma entrevista de emprego, como apresentar um trabalho na escola ou na faculdade, como conduzir uma palestra ou mesmo uma equipe que contenha indivíduos de diferentes idades.

Duração: 3h00min com intervalo de 15 minutos a serem combinados conforme o andamento do trabalho.
Necessidades físicas: Data show, microfone, pasta com 10 folhas avulsas para anotações e canetas (para o público), água para palestrante, preferencialmente em um ambiente com climatização e boas acomodações para que os participantes estejam confortáveis.


Animadores de Eventos:

Veja mais fotos e descrições clicando aqui

Conceito: Animador é aquele que apresenta o evento, que recebe o público, que motiva, é a costura lúdica entre as diversas atrações, com o viés direcionado com a temática da identidade artística do evento, pretende ser a alma, a alegria, receber, acolher, gerar identificação entre o público e a programação, dar vida, marcar na memória, agregar movimento e conduzir a situação.

Abaixo nossos animadores:

1. Matilde, “Tilde”: conhecida por não ter papas na língua, é palestrante, perua, chiquérrima. Ela fala com destreza para mulheres, professores e estudantes. É mestre de cerimônias, comanda eventos que precisem de um toque cômico de glamour!

2. Maritene: personagem alusivo à cultura Italiana, "colona", solteirona, tem suas primas viúvas, que há muito tempo buscam encontrar quem resolva suas carências. Personagem caricato ideal para comandar jantares italianos, filós, feiras típicas, bailes e encontros de melhor idade, festas em comemoração ao dia do agricultor, encontro de mães e demais eventos relacionados à imigração italiana.

3. Aninha contadora de histórias: personagem infantil que conta histórias a partir do uso de fantoches e marionetes. Tem dois amiguinhos: Bentinho e Betina que também podem acompanhá-la. É apaixonada pelo mundo literário e tem sempre uma boa história pra contar! Gosta de estar presente em feiras do livro, jornadas literárias, horas do conto, gincanas culturais e todo tipo de vento associado ao tema. Vai de apresentadora à atração do evento.

4. Filipa bagunceira: personagem infantil que defende a beleza das diferenças, combate o bullying e promove brincadeiras como gincana maluca, esculturas de balões, maquiagem artística e tudo que possa virar diversão. Ideal para momento de animação e recreação infantil! Indicada para abertura do ano letivo, retorno de férias, dia da criança, gincanas, eventos associados ao combate do bullying e valorização da identidade e diferenças.

5. Ching Ling, a Gueixa: personagem infantil que conta histórias através do teatro de sombras, representa a Cultura Oriental e é conhecedora da técnica dos origamis. Defende o autoconhecimento, o cuidado consigo mesmo, com o outro e com o ambiente e através da técnica pode ilustrar muitas histórias. Podendo estar presente em feiras do livro e todo tipo de momento ou evento associado à literatura ou à saúde.

6. Marisol, a Fadinha: prega pela sustentabilidade, as boas práticas e a preservação da Natureza, conta histórias através do teatro de objetos e promove brincadeiras que se utilizem do reciclável. Personagem adequado para eventos destinados à campanhas ou eventos com foco na preservação do meio ambiente orientados para o público infantil. Pode agir na recepção, animação e desenvolvimento de micro oficinas ou atividades de integração.

7. Marieta do arrasta pé: personagem alusivo às comemorações juninas, apresenta casamentos caipiras, quadrilhas, concursos e brincadeiras destes e de semelhantes eventos. Garante a animação do evento de modo bem caracterizado.

Estes personagens são apresentadores, mestres de cerimônia, animadores e podem estar acompanhados de outros personagens que interagem diretamente com o público. 
Exemplo:
Filipa a bagunceira tem seus amiguinhos palhacinhos.
Aninha a Contadora de Histórias tem seus amigos bonequinhos.
Fadinha Marisol tem suas amiguinhas fadinhas e duendes.
Maritene tem suas primas "colonas".


Workshops para formação de professores:

Veja mais fotos e descrições clicando aqui.

Conceito: Utilizar-se das ferramentas lúdicas do aprendizado teatral para contemplar dois aspectos em sala de aula: o artístico e a noção de cidadania. Através do conceito de convivência em uma pequena comunidade (grupo de teatro = sala de aula).
A pretensão é enriquecer o currículo escolar com exercícios práticos, ferramentas, jogos
exclusivos do universo teatral, é o artístico em favor do pedagógico.
O teatro é uma arte coletiva, a necessidade de conviver e trabalhar em grupo é uma tônica
constante e presente na fase de aprendizado de um ator e esta mesma realidade se repete na sala de aula, são situações idênticas. Então cada atividade carrega em si ensinamentos
sobre: disciplina, trabalho em equipe, resiliência, fraternidade, pró-atividade, protagonismo,
autonomia, autoestima e altas doses de ludicidade tão necessárias a esta geração.


1. Workshop de jogos teatrais:
São exercícios práticos, onde os professores vivenciam, recebem uma apostila com a
descrição e orientação e posteriormente aplicam aos alunos na sala de aula. São jogos que
enaltecem os valores da convivência cotidiana em comunidade como o respeito à si mesmo, ao outro e ao espaço de convivência, a responsabilidade, o comprometimento, a construção coletiva, entre outros, também aprimoram habilidades como: a concentração, o raciocínio rápido, aguçam a memória auditiva, visual e tátil, a coordenação motora além de trabalhar o senso de importância do indivíduo perante a coletividade. De modo geral, são ferramentas para somar às estratégias do projeto pedagógico da instituição.

Conteúdo: Exercícios que contemplam a abordagem dos valores: Máquina Maluca, Espelho, Jogo do Assunto, Era Uma Vez, Motorista, Condutor e Conduzido.
Exercícios que contemplam o desenvolvimento de habilidades: Memória dos Movimentos,
Memória das Palavras, Contagem dos Limões, Contagem com Bolinhas, Fui, Sequência dos Objetos.
Exercícios que contemplam a autoestima, a confiança e autoconhecimento: Cena Muda, Face Oculta, O Cego e a Estátua, Caixinha Dramática, Jogo das Cidades Quatro Pontas, Escultor e Escultura, Comício dos Animais.

O workshop é composto por dois momentos:
1º momento: Vivência dos exercícios, esclarecimento de dúvidas e troca de experiências.
2º momento: Os professores são divididos em grupos, onde deverão elaborar uma aula
utilizando-se de determinado grupo de exercícios, na sequência é feita a exposição de todas as aulas criadas, o conteúdo é compilado, cria-se um cronograma de aplicação e o
coordenador pedagógico poderá estabelecer qual será o método de registro ou a maneira de comprovar e avaliar o uso do conhecimento adquirido em sala de aula ao final de
determinado período.

Observações:
1. No workshop os participantes receberão apostilas que serão enviadas ao contratante e o
mesmo deverá providenciar as impressões.
2. Os participantes do workshop deverão estar com roupas esportivas.
3. Materiais utilizados no workshop serão providenciados pela Cia.


2. Workshop de contação de Histórias:

Este workshop tem duas fases: 
A primeira trabalha o como contar uma história na sua essência: será feita uma contação de histórias para os professores, com o uso de fantoches e marionetes. Serão abordados conceitos, ferramentas e técnicas para aprimorar a habilidade do professor. 
Na segunda fase serão confeccionadas ferramentas de construção coletiva de histórias na interação professor e aluno em sala de aula e cada escola sairá do workshop com um kit confeccionado para uso.

Conteúdos:
Motivação e explicação sobre a importância das histórias, técnicas para aprimorar a
contação de histórias e confecção de ferramentas de construção coletiva de histórias, para
uso em sala de aula (há uma lista de materiais para cada técnica escolhida, a ser providenciada pelos professores ou contratante).

O workshop é composto por dois momentos:
1º momento: Vivência dos exercícios, esclarecimento de dúvidas e troca de experiências.
2º momento: Os professores são divididos em grupos, onde deverão elaborar uma aula
utilizando-se de determinado grupo de exercícios, na sequência é feita a exposição de todas as aulas criadas, o conteúdo é compilado, cria-se um cronograma de aplicação e o
coordenador pedagógico poderá estabelecer qual será o método de registro ou a maneira de comprovar e avaliar o uso do conhecimento adquirido em sala de aula ao final de
determinado período.


3. Workshop de Teatro de sombras:

Este workshop encanta pela simplicidade da técnica, pela simplicidade dos materiais
utilizados, da durabilidade do material produzido, mas especialmente pelo resultado
artístico e criativo atingido, pelo encanto e misticismo associados ao efeito. Pretende-se
demonstrar o infindável uso desta técnica em todas as faixas etárias da vida escolar e em
todas as disciplinas.


4.Workshop de teatro de objetos:

Uma oficina em que os professores podem entender o quão simples e fantástico é o mundo
do teatro de objetos, aprendendo a transformar objetos inertes em personagens que instigam a imaginação da criança. Podendo assim usar-se de elementos do cotidiano para criar exercícios de uma ludicidade ímpar.

Conteúdo:
1º momento: O que é o teatro de objetos, como e onde surgiu, suas características, como
criar e confeccionar um personagem.
2º momento: Desenvolvimento em grupos de exercícios e jogos possíveis a partir de suas
criações, elaboração de uma aula, exposição dela para os demais grupos, compilação de
todas as aulas em um único material e plano de aplicação prático. Onde posteriormente o
coordenador pedagógico poderá solicitar relatório ou mesmo promover uma exposição do
que foi realizado.


5. Workshop de Esculturas de balões:

O workshop busca apropriar-se do encantamento que um simples balão provoca nas crianças, dar-lhe outras perspectivas através das formas e servir de ferramenta para
o criar lúdico: que pode dirigir-se para a criação de histórias, para exercícios de coordenação motora ou mesmo o brincar puro e simples.

Descrição:
Os professores terão orientação prática de como confeccionar 08 esculturas de balões
diferentes.

O work shop é composto por dois momentos:
1º momento: Aprendizado da técnica.
2º momento: Os professores são divididos em grupos, onde deverão elaborar uma aula
utilizando-se de determinado grupo de esculturas, na sequência é feita a exposição de todas as aulas criadas, o conteúdo é compilado, cria-se um cronograma de aplicação e o
coordenador pedagógico poderá estabelecer qual será o método de registro ou a maneira de comprovar e avaliar o uso do conhecimento adquirido em sala de aula ao final de
determinado período.


6.Workshop de Maquiagem artística:

O workshop apropria-se do fascínio que as crianças têm pela maquiagem artística e a
transforma em uma ferramenta de criação, que desenvolve habilidades físicas como a
percepção tátil e a expressão corporal quando assumem o personagem da qual se
caracterizaram, ou a criação de histórias coletivas, ou a ilustração de jogos, entre tantas outras possibilidades.
Enfim, busca-se transformar a maquiagem artística em um canal de produção pedagógica criativa.

O workshop é composto por dois momentos:
1º momento: Apresentação das maquiagens à disposição no mercado, do modo de uso de cada uma delas, da técnica de pintura na pele, os macetes para atingir um resultado
estético e a vivência da técnica.
2º momento: Os professores são divididos em grupos, onde deverão elaborar uma aula utilizando-se do recurso da maquiagem artística, na sequência é feita a exposição de
todas as aulas criadas, o conteúdo é compilado, cria-se um cronograma de aplicação e o coordenador pedagógico poderá estabelecer qual será o método de registro ou a maneira de comprovar e avaliar o uso do conhecimento adquirido em sala de aula ao final de determinado período.

Direção geral
Julinéia Fochesatto
Atriz formada pelo Instituto de Ciências e Artes do Brasil (ICAB) de POA, Diretora de Cena e Diretora de Produção. DRT: 8054

Solicite mais informações através do nosso telefone (54) 99911-5381 ou e-mail: artmanhasciateatral@gmail.com

Nenhum comentário: