Cinema na Escola

Compartilhe Compartilhe!







Projeto Cinema na Escola no Prêmio Innovare 2016
Após o lançamento de Córtex, segundo filme da série Cinema na Escola, o projeto de educação em cinema, em uma parceria entre o Ministério Público do RS, Cineserra e Art´Manhas Teatral, foi selecionado pela terceira vez consecutiva para o Prêmio Innovare, o maior prêmio da Justiça brasileira! Concorre nas categorias Ministério Público e Justiça e Cidadania.
Prêmio Innovare
O objetivo do Prêmio Innovare é identificar, premiar e disseminar práticas inovadoras realizadas por magistrados, membros do Ministério Público estadual e federal, defensores públicos e advogados públicos e privados de todo Brasil, que estejam aumentando a qualidade da prestação jurisdicional e contribuindo com a modernização da Justiça Brasileira. As práticas identificadas demonstram o rico e diversificado trabalho que vem sendo realizado e o acervo é disponibilizado no Banco de Práticas deste portal, podendo ser consultado gratuitamente por todos os interessados.
As práticas recebidas e de acordo com o regulamento do Prêmio são visitadas por consultores especializados e posteriormente analisadas e julgadas pelos membros da Comissão Julgadora
A cerimônia de Premiação ocorre em dezembro e conta com a participação das maiores autoridades brasileiras.
O Prêmio Innovare recebe inscrições oriundas de todos os estados do Brasil, de todas as instâncias e esferas da Justiça Brasileira.
Cinema na Escola

Cinema na Escola é um projeto colaborativo, cultural e educacional, onde instituições da justiça, ensino, artes cênicas, cinematográficas, professores, pais e alunos e inúmeros apoiadores se unem para uma inovadora prática de ensino através do cinema, que se já atinge 450 escolas em todo estado do RS. 




Projeto Cinema na Escola lança: “Córtex” seu segundo filme.
A noite do dia 20 de maio de 2016, foi de comemoração e de agradecimentos pelos resultados de um trabalho colaborativo. O núcleo de Cinema da Serra Gaúcha, através do projeto Cinema na Escola lançou seu segundo filme: Córtex a vida é uma escolha. A origem principia no trabalho de conclusão de pós-graduação em gestão cultural do diretor Ricardo Martinez Fagundes.
A inspiração original ganhou vida e corpo com o lançamento do primeiro filme em 2012, onde depois de vários desafios e conquistas foi lançado o filme “Sua vida, Nossa vida”.Após o lançamento, uma longa jornada para fazer com que o projeto cumprisse sua missão de chegar às escolas e tornar-se uma ferramenta de ensino; dentro da metodologia: Jovens educando jovens, principiou.
Originalmente, contando com o esforço do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul, ocorreu a distribuição de exemplares do filme para todas as promotorias de modo que cada promotor deveria mobilizar as escolas de sua Comarca.Com a evolução do processo percebeu-se que a acessibilidade ao projeto deveria ser direta, nada onerosa e sem fronteiras ou barreiras físicas.
A solução veio, em 2014, com a criação de um website: www.cinemanaescola.com.br, onde cada instituição de ensino pudesse acessar diretamente ao conteúdo através de download gratuito. Além do filme as escolas passaram a ter acesso a uma sequencia de roteiros sugestivos para promoção de ações educativas no ambiente escolar.
Neste tempo “Sua vida, Nossa vida” chegou a mais de 400 escolas do estado. Foi classificado duas vezes para representar o estado no Prêmio Innovare, a nível nacional.
Arrebatando apoiadores e simpatizantes por onde passa, o projeto é motivo de inspiração para ações de transformadoras em escolas, como é o exemplo realizado pelo professor Marcos Mendes Lisot Marthos Gasperoni da Escola Estadual Frei Caneca, desta cidade, que acabou criando uma nova sugestões de roteiro de trabalho, que passamos a sugerir para todas as escolas, este professor instigou suas turmas à produção de audiovisuais a partir de temas relativos à conflitos  e demandas sociais. Além disso, promoveu um festival de cinema estudantil com direito à premiação; o Canequito! Sendo que um dos filmes foi selecionado para exibição em festival de cinema estudantil na capital.
Essa é a verdadeira essência do projeto, provocar o protagonismo da juventude no debate e busca de respostas para seus conflitos.
Vencida a dificuldade da distribuição, surgiu a necessidade de produzir um novo filme e o tema escolhido foi o consumo de álcool na adolescência, problemática intensamente saliente em nossa região. Em parceria com escolas da cidade foram abertas vagas para alunos atores e equipe técnica, nove meses depois surge: Córtex a vida é uma escolha.
 Hoje o principal desafio  do projeto mora em encontrar estratégias para que as escolas de todo o pais tenham acesso aos filmes e assim se multiplique. Bem como formas de financiamento para aprimoramento técnico e expansão do mercado de trabalho cultural. Sabe-se bem que os desafios são o combustível do desenvolvimento e que a necessidade  é mãe da criatividade.
O filme é produto do trabalho colaborativo dos alunos: Ana Carla Baccarin Ferreira, Amanda Belotty, Bruna Cokes, Deivson Moreira, Everton Girardi, Gabriel Nunes, Jonathan de Castro, Luiz Parisotto, Manu Pavoni, Maria Coelho, Matheus Miotto, Monique Belotty, Nataly Moraes, Renato César, Vitor Desengrini, Suelen Alba e Tainara Alba. Pela Banda Newton composta por: Neil Herkert, Luana Bonamigo, Cleiton Gonçalves, Guilherme Catâneo, Miguel Mestre. Composição da trilha e direção musical: Xyko Mestre. Diretor e roteirista: Ricardo Martinez Fagundes, Preparadora de elenco e produtora executiva: Julinéia Fochesatto  das entidades: Prefeitura Municipal de Guaporé em diversas Secretarias, Corpo de Bombeiros, Brigada Militar, Delegada de Policia,  Professor Marcos Gasperoni e Direção da Escola Frei Caneca, Promotoria de Justiça de Guaporé, Promotor de Justiça Dr. Claudio da Silva Leiria, Associação Guaporense de Automobilismo. De empresas do município: Trip Bar,  Adega Bar, Loja kinho modas, Loja Dondocas, Clinical Center, Rga Studio, Giovani Dal Mas, Foppa Guinchos, Gabi Car e da imprensa da região: Rádios Aurora, Liberal, Integração, Opção e Odisseia, jornais: Informativo Regional, Tribuna da Serra, Princesa das Pontes, que contribuíram com seus espaços, divulgação, serviços e produtos, além do apoio incondicional dos familiares dos alunos.
Julinéia Fochesatto e Ricardo Martinez Fagundes Agradecem imensamente a todos aqueles que de alguma maneira contribuíram com mais esta produção cultural.

Faça o download gratuito do filme em:
www.cinemanaescola.com.br Conheça mais do trabalho de parte deste elenco em:
www.facebook.com/gentefelizfazendoteatro/photos










Nenhum comentário: