Workshops para formação de professores
Proposta:
São
exercícios práticos, onde os professores vivenciam, recebem uma apostila com a
descrição e orientação e posteriormente aplicam aos alunos na sala de aula. São
jogos que enaltecem os valores da convivência cotidiana em comunidade como o
respeito à si mesmo, ao outro e ao espaço de convivência, a responsabilidade, o
comprometimento, a construção coletiva...entre outros; aprimoram habilidades
como: a concentração, o raciocínio rápido,
aguçam a memória auditiva, visual e tátil, a coordenação motora além de
trabalhar o senso de importância do indivíduo perante a coletividade. De modo
geral, são ferramentas para somar às estratégias do projeto pedagógico da
instituição.
Conteúdo:
Exercícios
que contemplam a abordagem dos valores: Máquina maluca, espelho, jogo do
assunto, era uma vez, motorista, condutor e conduzido.
Exercícios
que contemplam o desenvolvimento de habilidades: Memória dos movimentos,
memória das palavras, Contagem dos limões, contagem com bolinhas, fui,
sequência dos objetos.
Exercícios
que contemplam a autoestima, a confiança e autoconhecimento: Cena muda, face
oculta, o cego e a estátua, caixinha dramática, jogo das cidades quatro pontas,
escultor e escultura, comício dos animais.
O work shop é
composto por dois momentos:
1º momento:
Vivencia dos exercícios, esclarecimento de dúvidas e troca de experiências.
2º momento:
Os professores são divididos em grupos, onde deverão elaborar uma aula
utilizando-se de determinado grupo de exercícios, na sequencia é feita a
exposição de todas as aulas criadas, o conteúdo é compilado, cria-se um
cronograma de aplicação e o coordenador pedagógico poderá estabelecer qual será
o método de registro ou a maneira de comprovar e avaliar o uso do conhecimento
adquirido em sala de aula ao final de determinado período.
Observações
1.
No
workshop os participantes receberão apostilas que serão enviadas ao contratante
e o mesmo deverá providenciar as impressões.
2.
Os
participantes do workshop deverão estar com roupas esportivas.
3.
Materiais
utilizados no workshop serão providenciados pela Cia.
2. Workshop de Contação de
Histórias
Proposta:
Este workshop
tem duas fases; a primeira trabalha o como contar uma história na sua essência:
será feita uma contação de histórias para os professores, com o uso de
fantoches e marionetes, serão abordados conceitos, ferramentas e técnicas para
aprimorar a habilidade do professor. Na segunda fase serão confeccionadas
ferramentas de construção coletiva de histórias na interação professor e aluno
em sala de aula e cada escola sairá do
workshop com um kit confeccionado para uso.
Conteúdos:
Motivação e explicação sobre a importância das
histórias, técnicas para aprimorar a contação de histórias e confecção de ferramentas
de construção coletiva de histórias, para uso em sala de aula
(Há uma lista
de materiais para cada técnica escolhida, a ser providenciada pelos professores
ou contratante).
O work shop é
composto por dois momentos:
1º momento:
Vivencia dos exercícios, esclarecimento de dúvidas e troca de experiências.
2º momento:
Os professores são divididos em grupos, onde deverão elaborar uma aula
utilizando-se de determinado grupo de exercícios, na sequencia é feita a
exposição de todas as aulas criadas, o conteúdo é compilado, cria-se um
cronograma de aplicação e o coordenador pedagógico poderá estabelecer qual será
o método de registro ou a maneira de comprovar e avaliar o uso do conhecimento
adquirido em sala de aula ao final de determinado período.
3. Workshop de Teatro de
sombras
Proposta:
Este
workshop encanta pela simplicidade da técnica, pela simplicidade dos materiais
utilizados, da durabilidade do material produzido, mas especialmente pelo
resultado artístico e criativo atingido, pelo encanto e misticismo associados
ao efeito. Pretende-se demonstrar o infindável uso desta técnica em todas as
faixas etárias da vida escolar e em todas as disciplinas. Como existe uma
proximidade grande entre o teatro de sombras e a técnica dos origamis na mesma
ocasião aborda-se também esta técnica.
4.Workshop de teatro de
objetos
Proposta:
Uma
oficina em que os professores podem entender o quão simples e fantástico é o
mundo do teatro de objetos, aprendendo a transformar objetos inertes em
personagens que instigam a imaginação da criança. Podendo assim usar-se de
elementos do cotidiano para criar exercícios de uma ludicidade impar.
Conteúdo:
1º momento: O que é o teatro de objetos, como e
onde surgiu, suas características, como criar e confeccionar um personagem.
2º
momento: Desenvolvimento em grupos de exercícios e jogos possíveis a partir
de suas criações, elaboração de uma aula, exposição dela para os demais grupos,
compilação de todas as aulas em um único material e plano de aplicação prático.
Onde posteriormente o coordenador pedagógico poderá solicitar relatório ou
mesmo promover uma exposição do que foi realizado.
Obs. Há uma
lista de materiais necessária para a execução deste workshop a ser
providenciada pelos professores ou contratante.
5. Workshop de Esculturas de balões
Proposta:
Descrição
Os
professores terão orientação pratica de como confeccionar 08 esculturas de
balões diferentes.
O work shop é
composto por dois momentos:
1º momento:
Aprendizado da técnica.
2º momento:
Os professores são divididos em grupos, onde deverão elaborar uma aula
utilizando-se de determinado grupo de esculturas, na sequencia é feita a
exposição de todas as aulas criadas, o conteúdo é compilado, cria-se um
cronograma de aplicação e o coordenador pedagógico poderá estabelecer qual será
o método de registro ou a maneira de comprovar e avaliar o uso do conhecimento
adquirido em sala de aula ao final de determinado período.
Obs. É necessária
a aquisição de balões do tipo canudo, bombinhas de encher balões
manualmente
ou mesmo um pequeno compressor de uso em decorações a ser providenciado pelos
professores ou contratante.
6.Workshop de Maquiagem artística
Proposta:
O work
shop apropria-se do fascínio que as crianças têm pela maquiagem artística e a
transforma em uma ferramenta de criação, que desenvolve habilidades físicas
como a percepção tátil e a expressão corporal quando assumem o personagem da
qual se caracterizaram, ou a criação de histórias coletivas, ou a ilustração de
jogos, entre tantas outras possibilidades. Enfim busca-se transformar a
maquiagem artística em um canal de produção pedagógica criativa.
Descrição
O work shop é
composto por dois momentos:
1º momento:
Apresentação das maquiagens à disposição no mercado, do modo de uso de cada uma
delas, da técnica de pintura na pele, os macetes para atingir um resultado
estético e a vivência da técnica.
2º momento: Os professores são
divididos em grupos, onde deverão elaborar uma aula utilizando-se do recurso da
maquiagem artística, na sequencia é feita a exposição de todas as aulas
criadas, o conteúdo é compilado, cria-se um cronograma de aplicação e o
coordenador pedagógico poderá estabelecer qual será o método de registro ou a
maneira de comprovar e avaliar o uso do conhecimento adquirido em sala de aula
ao final de determinado período
Obs.
Este work envolve a aquisição de um kit básico de maquiagens, a sugestão é
adquirir um por escola ( dependendo do tamanho da escola), favor solicitar a
lista dos itens caso seja do interesse.
Observações Importantes:
1-Ao Valor
descrito em cada Workshop deve-se acrescentar o valor de deslocamento +
impostos e o custo de aquisição dos materiais para os professores. Estes são
itens variáveis conforme as peculiaridades de cada contratante.
2-É
importante salientar a possível necessidade de confecção de certificados.
Mais fotos em:
www.facebook.com/gentefelizfazendoteatro/photos
Mais fotos em:
www.facebook.com/gentefelizfazendoteatro/photos