Workshops de Formação para Professores

Compartilhe Compartilhe!

                  

                Workshops para formação de professores


1.    Workshop de jogos teatrais
Proposta:
São exercícios práticos, onde os professores vivenciam, recebem uma apostila com a descrição e orientação e posteriormente aplicam aos alunos na sala de aula. São jogos que enaltecem os valores da convivência cotidiana em comunidade como o respeito à si mesmo, ao outro e ao espaço de convivência, a responsabilidade, o comprometimento, a construção coletiva...entre outros; aprimoram habilidades como: a concentração, o raciocínio rápido,  aguçam a memória auditiva, visual e tátil, a coordenação motora além de trabalhar o senso de importância do indivíduo perante a coletividade. De modo geral, são ferramentas para somar às estratégias do projeto pedagógico da instituição.

Conteúdo:
Exercícios que contemplam a abordagem dos valores: Máquina maluca, espelho, jogo do assunto, era uma vez, motorista, condutor e conduzido.
Exercícios que contemplam o desenvolvimento de habilidades: Memória dos movimentos, memória das palavras, Contagem dos limões, contagem com bolinhas, fui, sequência dos objetos.
Exercícios que contemplam a autoestima, a confiança e autoconhecimento: Cena muda, face oculta, o cego e a estátua, caixinha dramática, jogo das cidades quatro pontas, escultor e escultura, comício dos animais.
O work shop é composto por dois momentos:
1º momento: Vivencia dos exercícios, esclarecimento de dúvidas e troca de experiências.
2º momento: Os professores são divididos em grupos, onde deverão elaborar uma aula utilizando-se de determinado grupo de exercícios, na sequencia é feita a exposição de todas as aulas criadas, o conteúdo é compilado, cria-se um cronograma de aplicação e o coordenador pedagógico poderá estabelecer qual será o método de registro ou a maneira de comprovar e avaliar o uso do conhecimento adquirido em sala de aula ao final de determinado período.
Observações
1.    No workshop os participantes receberão apostilas que serão enviadas ao contratante e o mesmo deverá providenciar as impressões.
2.    Os participantes do workshop deverão estar com roupas esportivas.
3.    Materiais utilizados no workshop serão providenciados pela Cia.

2. Workshop de Contação de Histórias

Proposta:
Este workshop tem duas fases; a primeira trabalha o como contar uma história na sua essência: será feita uma contação de histórias para os professores, com o uso de fantoches e marionetes, serão abordados conceitos, ferramentas e técnicas para aprimorar a habilidade do professor. Na segunda fase serão confeccionadas ferramentas de construção coletiva de histórias na interação professor e aluno em sala de aula  e cada escola sairá do workshop com um kit confeccionado para uso.

Conteúdos:
 Motivação e explicação sobre a importância das histórias, técnicas para aprimorar a contação de histórias e confecção de ferramentas de construção coletiva de histórias, para uso em sala de aula
(Há uma lista de materiais para cada técnica escolhida, a ser providenciada pelos professores ou contratante).
O work shop é composto por dois momentos:
1º momento: Vivencia dos exercícios, esclarecimento de dúvidas e troca de experiências.
2º momento: Os professores são divididos em grupos, onde deverão elaborar uma aula utilizando-se de determinado grupo de exercícios, na sequencia é feita a exposição de todas as aulas criadas, o conteúdo é compilado, cria-se um cronograma de aplicação e o coordenador pedagógico poderá estabelecer qual será o método de registro ou a maneira de comprovar e avaliar o uso do conhecimento adquirido em sala de aula ao final de determinado período.

3. Workshop de Teatro de sombras 
Proposta:
Este workshop encanta pela simplicidade da técnica, pela simplicidade dos materiais utilizados, da durabilidade do material produzido, mas especialmente pelo resultado artístico e criativo atingido, pelo encanto e misticismo associados ao efeito. Pretende-se demonstrar o infindável uso desta técnica em todas as faixas etárias da vida escolar e em todas as disciplinas. Como existe uma proximidade grande entre o teatro de sombras e a técnica dos origamis na mesma ocasião aborda-se também esta técnica.

4.Workshop de teatro de objetos
 
Proposta:
Uma oficina em que os professores podem entender o quão simples e fantástico é o mundo do teatro de objetos, aprendendo a transformar objetos inertes em personagens que instigam a imaginação da criança. Podendo assim usar-se de elementos do cotidiano para criar exercícios de uma ludicidade impar.
Conteúdo:
1º momento: O que é o teatro de objetos, como e onde surgiu, suas características, como criar e confeccionar um personagem.
 2º momento: Desenvolvimento em grupos de exercícios e jogos possíveis a partir de suas criações, elaboração de uma aula, exposição dela para os demais grupos, compilação de todas as aulas em um único material e plano de aplicação prático. Onde posteriormente o coordenador pedagógico poderá solicitar relatório ou mesmo promover uma exposição do que foi realizado.

Obs. Há uma lista de materiais necessária para a execução deste workshop a ser providenciada pelos professores ou contratante.

5. Workshop de Esculturas de balões
Proposta:
O workshop busca apropriar-se do encantamento que um simples balão provoca nas crianças, dar-lhe outras perspectivas através das formas e servir de ferramenta para o criar lúdico; que pode dirigir-se para a criação de histórias, para exercícios de coordenação motora ou mesmo o brincar puro e simples.
Descrição
Os professores terão orientação pratica de como confeccionar 08 esculturas de balões diferentes.
O work shop é composto por dois momentos:
1º momento: Aprendizado da técnica.
2º momento: Os professores são divididos em grupos, onde deverão elaborar uma aula utilizando-se de determinado grupo de esculturas, na sequencia é feita a exposição de todas as aulas criadas, o conteúdo é compilado, cria-se um cronograma de aplicação e o coordenador pedagógico poderá estabelecer qual será o método de registro ou a maneira de comprovar e avaliar o uso do conhecimento adquirido em sala de aula ao final de determinado período.

Obs. É necessária a aquisição de balões do tipo canudo, bombinhas de encher balões
manualmente ou mesmo um pequeno compressor de uso em decorações a ser providenciado pelos professores ou contratante.

6.Workshop de Maquiagem artística

Proposta:
O work shop apropria-se do fascínio que as crianças têm pela maquiagem artística e a transforma em uma ferramenta de criação, que desenvolve habilidades físicas como a percepção tátil e a expressão corporal quando assumem o personagem da qual se caracterizaram, ou a criação de histórias coletivas, ou a ilustração de jogos, entre tantas outras possibilidades. Enfim busca-se transformar a maquiagem artística em um canal de produção pedagógica criativa.

 Descrição
O work shop é composto por dois momentos:
1º momento: Apresentação das maquiagens à disposição no mercado, do modo de uso de cada uma delas, da técnica de pintura na pele, os macetes para atingir um resultado estético e a vivência da técnica.
2º momento: Os professores são divididos em grupos, onde deverão elaborar uma aula utilizando-se do recurso da maquiagem artística, na sequencia é feita a exposição de todas as aulas criadas, o conteúdo é compilado, cria-se um cronograma de aplicação e o coordenador pedagógico poderá estabelecer qual será o método de registro ou a maneira de comprovar e avaliar o uso do conhecimento adquirido em sala de aula ao final de determinado período
Obs. Este work envolve a aquisição de um kit básico de maquiagens, a sugestão é adquirir um por escola ( dependendo do tamanho da escola), favor solicitar a lista dos itens caso seja do interesse.
Observações Importantes:
1-Ao Valor descrito em cada Workshop deve-se acrescentar o valor de deslocamento + impostos e o custo de aquisição dos materiais para os professores. Estes são itens variáveis conforme as peculiaridades de cada contratante.

2-É importante salientar a possível necessidade de confecção de certificados.

Mais fotos em:
www.facebook.com/gentefelizfazendoteatro/photos