sexta-feira, 18 de maio de 2018

Compartilhe Compartilhe!


Por que seu filho deve fazer teatro?


Por: Julinéia Fochesatto
Atriz, diretora de cena, diretora de produção.
DRT 8054, cineasta em formação.
Existem muitas lacunas na educação brasileira, porém uma das mais graves talvez repouse na praticamente ausente instrução ao desenvolvimento de uma comunicação eficiente. Levando em conta que um sujeito, em sua vida profissional, precisará, irremediavelmente, transmitir suas ideias, seja como colaborador ou empreendedor comunicar-se de modo eficiente mostra-se uma necessidade.
No entanto nos deparamos no mundo acadêmico ou mesmo nos bancos da educação fundamental com pessoas nervosas diante da função de apresentar seus trabalhos, com crises de ansiedade, gaguejando, numa exagero de trejeitos, sapateios, faces rubras, e voz praticamente inaudível.  A boa comunicação se restringe a agraciar aqueles que nasceram com a naturalidade da expressão. Quando em verdade comunicar-se é uma habilidade treinável, assim como treinamos dança, idiomas, canto ou esportes pode-se desenvolver a dicção e a oratória.
Uma das abordagens centrais do teatro é o desenvolvimento da comunicação através da expressão corporal e verbal. Dizem no linguajar popular que falar em público seria o segundo maior medo que um ser humano, superado apenas pelo medo da morte. Guardados os devidos exageros, em síntese trata-se do medo da crítica.  A partir do momento que um sujeito se coloca diante de um publico, em três segundos todos da plateia, inconscientemente, emitem uma opinião a respeito do individuo em destaque, nós funcionamos assim, somos maquinas de emitir impressões e opiniões e nem nos damos conta.
Logo, conquistar a autonomia de colocar-se diante de um público sem deixar-se afetar, que mais tarde: diante de sua turma na universidade, diante de sua banca de TCC, diante de seu entrevistador na primeira vaga de estágio, diante de sua equipe como líder ou mesmo como proprietário, diante de seus clientes, defendendo seu produto, ou conquistando investidores, demostra um desprendimento libertador.
Pode-se traduzir autonomia como coragem de colocar seus projetos em prática, coragem de manifestar suas ideias, coragem para enfrentar seus medos, reconhecer seu talento, acolher com esperança seus sonhos.
Este é apenas o princípio das razões de porque seu filho deve fazer teatro logo apresentaremos mais!

Nenhum comentário: