quinta-feira, 16 de março de 2017

Semana do Meio Ambiente

Compartilhe Compartilhe!



Semana do meio Ambiente 2017
Nos da Art’ Manhas Cia. Teatral, orgulhosamente trazemos algumas sugestões de atrações para este evento tão importante, pensamos em atrações específicas para cada público distinto:
Para crianças da fase pré-escolar: Contação de histórias com os personagens Marisol e Bentinho, utilizando-se da técnica do teatro de sombras,
Para estudantes do primeiro ao nono, ano separados em duas sessões para adaptação do linguajar: Espetáculo “ O Encantado mundo de Bentinho!
Para professores que atendem alunos até o quarto ano: Workshop de teatro de objetos; Transformando Lixo em arte”

“O Encantado Mundo de Bentinho” Espetáculo sobre meio ambiente.

Conceito:
O espetáculo é uma viagem pelo mundo literário, a peça se adapta à obra ou ao tema, ela brinca com as variadas e encantadoras, técnicas do teatro de animação; sombras, marionetes, fantoches, animação com objetos, usa-se da natureza da rádio novela e aproveita-se das irreverencia da pantomima tudo cabe na efervescente curiosidade de Bentinho, um boneco falante que conduz o espetáculo e que tudo deseja saber!
Sinopse
O menino Bentinho e sua amiga Marisol são dois apaixonados literários, seu passatempo predileto é navegar por histórias inéditas, conhecer novos mundos, dar assas a imaginação. Essa imaginação se transfere na criatividade do jeito de contar cada nova história: Por vezes a técnica usada é a do teatro de sombras, uma impressionante técnica chinesa de manipulação de títeres, em outras, é a vez do teatro de objetos; onde os personagens ganham forma através de objetos do cotidiano ou mesmo descartes de embalagens e sucatas, em outras ocasiões entra em cena o uso de máscaras, remotas do princípio da história do teatro, ou mesmo a técnica do teatro de fantoches e marionetes; onde bonecos ganham vida e povoam o imaginário das crianças, quem sabe um toque de telenovela onde os efeitos sonoros são produzidos ao vivo.
Bentinho está em seu primeiro ano na escola e teve uma aula especial sobre o meio ambiente, e ficou impressionado com o tamanho do mundo! Também passou a observar o seu funcionamento e tudo que o cerca, mas o menino não entende por que algumas pessoas não cuidam do planeta como a casa de todos, também não entende porque as pessoas “grandes” não economizam agua, jogam lixo na rua e nos rios e neste questionamento segue o espetáculo, numa mistura de informação com ludicidade.
A cada história um jeito diferente, uma nova surpresa, um novo encantamento, esse é o universo de Bentinho Marisol que pode ser compartilhado com seu público em seu evento.




                             Contação de Histórias
Conceito:
A contação de histórias torna-se uma ferramenta de conscientização para uso na fase pré-escolar na medida que tem a flexibilidade de adaptação do linguajar, da simplificação do mesmo, da inclusão da ludicidade, da brincadeira, do encantamento. Pode-se ir de encontro ao seu universo e a partir dele plantar a semente da  conscientização de boas práticas ambientais.

Marisol a Fadinha:

Conceito:
Este é a personagem que conduz a contação de histórias, ela
prega pela sustentabilidade, as boas práticas e a preservação da Natureza, conta histórias através do teatro de objetos, uma técnica que se usa de objetos reciclados e os enxerga como personagens. Adequado para campanhas ou eventos com foco na preservação do meio ambiente orientados para o público infantil. Pode agir na recepção, animação e desenvolvimento de micro oficinas ou atividades de integração.
Estará acompanhada de um segundo personagem: Bentinho (um ventríloquo) um menino muito curioso. (Personagem do espetáculo: “O Fantástico mundo de Bentinho) Elemento que desperta a atenção dos pequenos, a dúvida entre o real e o humano os deixa perplexos.



 

                                    Sugestão para Professores
Conceito:
Possibilitar aos professores a descoberta de um olhar lúdico na construção de ferramentas pedagógicas à partir de descartes recicláveis, transformar “lixo” em arte!

Workshop de teatro de objetos
 

Proposta:
Uma oficina em que os professores podem entender o quão simples e fantástico é o mundo do teatro de objetos, aprendendo a transformar objetos inertes em personagens que instigam a imaginação da criança. Podendo assim usar-se de elementos do cotidiano para criar exercícios de uma ludicidade impar.
Conteúdo:
1º momento: O que é o teatro de objetos, como e onde surgiu, suas características, como criar e confeccionar um personagem.
 2º momento: Desenvolvimento em grupos de exercícios e jogos possíveis a partir de suas criações, elaboração de uma aula, exposição dela para os demais grupos, compilação de todas as aulas em um único material e plano de aplicação prático. Onde posteriormente o coordenador pedagógico poderá solicitar relatório ou mesmo promover uma exposição do que foi realizado.
Obs. Há uma lista de materiais necessária para a execução deste workshop a ser providenciada pelos professores ou contratante.


Nenhum comentário: